Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Entenda o que é o NEOLIBERALISMO !

     
       Já se perguntou o motivo das empresas públicas estarem cada vez mais ficando sucateadas? Os atrasos de salário de seus funcionários? Como está cara as provas para um cargo de concurso público? Então, o nome disso é NEOLIBERALISMO, tudo isso que citei acima e entre outros é proposital no sistema em que vivemos. Deixe eu te apresentar então o NEOLIBERALISMO  e suas propostas:
      Nessa corrente de pensamento, o indivíduo teria mais importância que o Estado. Essa concepção se caracteriza pela valorização da competição entre as pessoas e liberdade de comércio, ao mesmo tempo em que é a favor da diminuição dos gastos estatais com previdência social, saúde e educação. Essa doutrina econômica tem como uma de suas características se opor a qualquer regulamentação. Segundo essa visão, o salário mínimo, por exemplo, além de não aumentar o valor real da renda do trabalhador, ainda excluiria a mão-de-obra menos qualificada do mercado de trabalho. Para os neoliberais, o piso salarial distorce custos de produção e é uma das causas do desemprego. O neoliberalismo propõe uma desregulamentação da economia (controles públicos menos rígidos das atividades econômicas), a privatização das empresas estatais como as usinas de energia, as indústrias de base, a construção e administração de estradas, a administração de portos e até parte de setores de fundamental interesse público como saúde e educação. Segundo o neoliberalismo, ao enxugar os gastos com políticas sociais e obras públicas, o governo tende a diminuir os impostos e estimular as atividades produtivas. Portanto, o livre funcionamento do mercado, sem controles inibidores do Estado, é o caminho para a elevação da produção e, consequentemente, geração de emprego e de renda, acarretando efeitos sociais positivos.
      A concepção neoliberal foi formulada pela primeira vez em 1947 por Friedrich August von Hayek. Ela partia do princípio de que o mercado deveria servir como base para organização da sociedade. Mas a política econômica neoliberal foi aplicada inicialmente pelos governos de Margareth Thatcher (Reino Unido) e Ronald Reagan (Estados Unidos), a partir dos anos 1980. Hoje, é a tendência econômica vigente no mundo globalizado. Tinha como finalidade o combate ao poder dos sindicatos e a redução do papel do Estado na economia (Estado mínimo). Neste sentido, o Estado restringe a sua responsabilidade social e relega ao mercado e às empresas privadas parte dos seus encargos.
      Resumindo, a politica NEOLIBERAL, parte do principio da valorização das empresas Privadas e diminuição e desvalorização das empresas Estatais (Pública, do Estado). É proposital o sucateamento de escolas públicas, hospitais e outros órgãos estatais. A valorização desses órgãos iria levar o fechamento de diversas instituições privadas. Por isso, que não me espanta os milhões de reais que os empresários investem nas campanhas politicas, ou seja, os politicos entram para defender os interesses dos empresários e não da população.

Edgard Brasil

O MUNDO CONECTADO COM O LIVRE DA CAVERNA