Translate

domingo, 15 de novembro de 2015

O que mudou nesses 126 anos de República no Brasil?

      A proclamação da República em 15 de novembro de 1889 nada mais foi do que um golpe dos militares altamente financiados pelas elites agrárias do Brasil. Os militares assumiram até que o poder fosse passado as principais elites como as de MG e SP, a chamada elite do café com leite.
     Hoje nosso país faz 126 anos de República, o que mudou nesse tempo? Pouca coisa, pois, o voto de Cabresto ainda persiste, pessoas votam e realizam campanhas em troca de cargos públicos como: nomeações e contratos, outros vendem seus votos em troca de dinheiro, sacos de cimento e até churrasco.
Descendentes das elites agrárias continuam mandando nas políticas de MG e SP, se organizando ainda hoje em lojas maçônicas e em partidos políticos como PMDB e PSDB. As melhores escolas e universidades públicas continuam sendo frequentadas por filhos de ricos ou classe média alta em suas grandes maiorias, exemplo: Pedro II, USP, FUVEST, UNB entre outros. A política no Brasil virou profissão e se assemelha a monarquia, tão combatida pelos fazendeiros e militares. Sendo, o pai político, o filho herda seus eleitores, também vira político e seus futuros filhos e netos também e assim vai sucessivamente. Os militares continuam sendo utilizados como trampolim, foi assim em 1964 e nas últimas eleições presidências de 2014, onde uma parcela da sociedade desejava que os mesmos assumissem para assim verem seus anseios sendo atendidos.
      Então o que mudou? Algumas coisas como por exemplo: O número de alfabetizados e pessoas com nível superior, todos possuem acessos a escola sendo ela de boa qualidade ou não, o número de moradias nas cidades, os transportes públicos, acesso ao conhecimento independente de escola, surgiram partidos políticos de diferentes bandeiras entre outras coisas.
      Mais infelizmente muitas decisões continuam sendo tomadas sem a participação popular, a mídia é utilizada como principal meio de manipulação. E como escreveu José Murilo de Carvalho em seu livro: Os Bestializados, usando a frase de Aristides Lobo: “O povo assistiu a tudo bestializado”, sem saber e sem se dar conta do que está acontecendo, demonstrando assim sua total ignorância.

Edgard A. do Brasil



O MUNDO CONECTADO COM O LIVRE DA CAVERNA